Logotipo APTCC
Icon Facebook

Notícias > Workshop "Perturbações de Ansiedade em Crianças e Adolescentes"

Ciclo de Workshops de Atualização


A APTCC vai realizar um ciclo de workshops que visam a actualização e a reflexão sobre práticas interventivas eficazes e problemáticas psicológicas com que frequentemente nos deparamos na nossa prática clínica. Estes workshops são fundamentais para que os formandos que, tendo já terminado a sua formação teórico-prática, o 7º semestre da formação da APTCC, pretendam actualizar as suas competências clínicas com os mais recentes conhecimentos sobre problemáticas e intervenções com crianças e adolescentes.

A começar no mês de março e a decorrer, pelo menos, ao longo do ano de 2017 a APTCC vai dinamizar periodicamente estes workshops temáticos.


Perturbações de ansiedade em crianças e adolescentes”

As Perturbações de ansiedade são o problema de saúde mental mais frequente e mais presente na nossa prática clínica. A forma como se manifesta pode apresentar algumas variantes e pode limitar o normal desenvolvimento de crianças e adolescentes. Mas apesar de a ansiedade ser avaliada atualmente como um sentimento negativo, ela tem constituído uma arma imprescindível na proteção de perigos que, em tempos, até poderiam ter ameaçado a nossa espécie. Na verdade, se aprendermos a controlá-la e a lidar com ela de uma forma construtiva, a ansiedade desempenha muitas funções positivas e didáticas ao longo do nosso desenvolvimento. 

Este workshop tem como objetivo apresentar algumas das manifestações mais frequentes deste problema, assim como os conhecimentos específicos sobre metodologias de avaliação e de intervenção, tendo por base a investigação científica mais recente e a avaliação da eficácia das práticas clinicas nestes casos.

Conteúdos

- Perturbações da ansiedade mais comuns nesta população

- Fatores de risco e de proteção

- Metodologias de avaliação

- Metodologias de intervenção

- Discussão de casos clínicos

 

Metodologia utilizada

Exposição de conteúdos alternando com exemplos práticos clínicos. Irá igualmente, solicitar-se aos participantes a partilha de casos clínicos para análise e discussão

Formadoras

Teresa Lobato de Faria – Psicóloga Clinica no Hospital de Dona Estefânia (Lisboa), Psicoterapeuta de crianças e adolescentes. Formadora da Formação Pós-graduada da APTCC, e orientadora de estágios curriculares clínicos com crianças e adolescentes.

 Isabel de Sá – Investigadora do Núcleo de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Integrativa da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Sócia Titular e formadora da APTCC.

Número limitado de inscrições (15 participantes)

Inscrições até 19 de março de 2017 para: aptcc@cognitivas.org


Este Seminário atribui 1 créditos para a Formação Pós-Graduada da APTCC










É com pesar que a direcção da APTCC partilha o falecimento inesperado de Jeremy Safran. 
Jeremy Safran deu vários e importantes contributos na investigação da psicoterapia e no desenvolvimento de intervenções com clientes difíceis. 

Por ser uma morte prematura, deixa naqueles que o conheceram um forte sentimento de tristeza e nos que admiravam o seu trabalho um sentimento de perda. 

A APTCC, que contou com a sua participação em actividades formativas, continuará a homenageá-lo nos conteúdos dados na formação e transmite desta forma os sentimentos à sua família.







VISITAR PÁGINAS
CONTACTE-NOS
Telefone: 215 857 286
Telemóvel: 926 647861

Email: aptcc@cognitivas.org
Icon Facebook

Logo APPTC Pequeno

APPTC © 2018 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Desenvolvido por CREATIVETHINKERS